segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A loja do gato preto

Sobre a LGP

Fundada em 1986 em Lisboa, por Marina Reis Ramos e Mário Tendeiro, A Loja do Gato Preto é uma Empresa que se dedica à comercialização de artigos de decoração sob o lema “casas livres, donos felizes”.

Decorre o ano de 1986, existe pouca oferta de objectos para a casa e quase nada se mostra de Portugal, a não ser nas lojas direccionadas para o Turismo. O projecto d’ A Loja do Gato Preto inicia-se com o objectivo de dar a conhecer a beleza do artesanato que se faz de Norte a Sul do país. O produto tinha de obedecer a duas regras: ser português e ser artesanal, ou seja, não industrial. A Empresa teve bastante sucesso, mas o conceito era demasiado limitado. O desejo do público não se restringia ao artesanato português e A Loja do Gato Preto procurou outras propostas, tendo acrescentado a comercialização de peças de mobiliário, iluminação, têxteis para casa e decoração, entre outros produtos provenientes dos quatro cantos do Mundo.

No decorrer da sua expansão, A Loja do Gato Preto alargou a oferta às soluções para o dia-a-dia: serviços de mesa, copos, peças para cozinha e casa de banho, iniciando em 1999 a criação de produtos com design próprio. Actualmente, uma grande percentagem dos artigos comercializados é exclusivamente concebida de raiz na Empresa – desde a concepção, design, escolha dos materiais e texturas - estando representada em vários serviços de mesa, colecções de chávenas e colecções completas de almofadas, quilts e cortinados. A Empresa completou assim um ciclo, mantendo a criação Portuguesa e o fabrico das peças no mundo inteiro. Anualmente, são lançadas cerca de 30 colecções completas, muitas delas com Edições Limitadas. Estas colecções foram premiadas pela proposta diferenciada que representam e são também o resultado de uma longa relação de cumplicidade com o Público.

A Empresa internacionalizou-se em 2002 e escolheu como ponto de partida Espanha, dando resposta ao carinho e interesse manifestado pelos Clientes que visitam as Lojas de Portugal. Em 2010 a Empresa conta com 70 lojas na Península Ibérica, em locais como a Rua de Sta. Catarina – Porto, Rua do Carmo – Lisboa, Calle Velazquez – Madrid, Mataró Parc – Barcelona, Sevilha, Centro Colombo, NorteShopping, Almada Forum, La Cañada - Marbella ou AlgarveShopping.

Representando um conceito que reflecte um modo de vida não convencional, e tendo em conta que “o gato nunca está quieto”, A Loja do Gato Preto aposta na mistura de estilos e tendências, apresentando todas as semanas produtos novos que permitem criar ambientes diversificados e originais.


Origem do nome

Os fundadores do conceito ‘A Loja do Gato Preto’ pretendiam uma designação única, original e apelativa. Procuravam um nome inconfundível, um nome que ficasse na memória. Nessa altura, a gata da casa ‘deu à luz’ uma ninhada onde havia apenas um gato todo preto. O nome ‘A Loja do Gato Preto’ começou a tomar forma, agradou e tornou-se um sinal de sorte. Tinha uma relação com o artesanato - a origem da Empresa - e com a cultura proverbial Portuguesa, sendo a diferença marcada pela utilização do “preto”.


http://www.alojadogatopreto.com/objectivosValores.aspx

No contexto da afectividade especial por gatos e pelos seus comportamentos, “musas” inspiradoras, as lojas comercializam várias colecções com estes animais, destacando-se especialmente as canecas, os serviços e os têxteis.

Sem comentários:

Enviar um comentário